logotipo_com_registro.png

Dicas

Acabamento

Quanto ao acabamento do impresso, alguns cuidados devem ser tomados em relação às dobras. É recomendável evitá-las sobre áreas que receberam cores escuras. Dificilmente, após a dobra, as fibras do papel não serão reveladas, provocando aquele aspecto desagradável de "quebrados" brancos. Esse fenômeno pode ocorrer mesmo que a dobra tenha sido previamente vincada.  

Dependendo do número de páginas de um impresso com acabamento de lombada canoa (grampeada) há necessidade de compensação das páginas em virtude do número de lâminas - quanto mais volumoso, maior a diferença. A lâmina central ficará menor do que a capa. Faça um boneco para verificar e prevenir esse problema, calculando uma compensação das páginas.

CMYK

Os percentuais de cores em quadricromia: (cyan+magenta+amarelo e preto) nunca devem ultrapassar 320%. Quando isto ocorre, haverá uma saturação de carga de tinta no papel, comprometendo a qualidade do impresso. 
                        
                        
Lembre-se: o processo gráfico reproduz a gama de cores utilizando as quatro cromias básicas (cyan+magenta+amarelo e preto). Muitas cores que vemos no monitor (cores RGB - Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul) ou que observamos em um cromo (tom contínuo), por exemplos, são impossíveis de serem reproduzidas no sistema offset. Esta "deficiência" é inerente aos processos diferentes de formação de cores e ocorre, principalmente, com laranjas, azuis e verdes. 

Combinação de Cores

Em relação à combinação de cores, é conveniente evitar, na medida do possível, cyan chapado (100%) mais magenta com percentual acima de 30% para superfícies extensas. Em situações de impressão, podem ocorrer imperfeições na distribuição da carga de tinta e surgir manchas na superfície ao longo do papel.

Cor de Base

Todo mundo sabe, mas é bom lembrar que, ao usar em seu projeto 100% preto (chapado), é conveniente calçá-lo (usar mais uma cor de base) com pelo menos com 30% de cyan. Tal procedimento irá garantir uma cobertura mais uniforme do preto, evitando manchas. 

Cores Chapadas

  Na utilização de cores chapadas escuras é conveniente especificar sempre a aplicação de camadas protetoras nos impressos (verniz UV, verniz de máquina, plastificação e laminação). Isto evita que o material fique comprometido pelas desagradáveis manchas causadas pela gordura dos dedos.

Impresso Sangrado

Em um projeto de impresso sangrado (quando o grafismo supera o formato final), nao esqueça de deixar margem de pelo menos 3mm para a operação de corte.

Meio Ambiente

Tem uma informação muito importante sobre toda a indústria gráfica que você precisa saber:

A cadeia produtiva do papel e da comunicação impressa vem realizando uma campanha de informação sobre o que produz para a sociedade.

Esclarecer dúvidas e, principalmente, trazer à luz da verdade algumas questões ligadas à sustentabilidade.

A principal delas é deixar claro que, as árvores destinadas à produção de papel provêm de florestas plantadas, e que essas são culturas, lavouras ou plantações como qualquer outra.

Somos uma indústria alinhada com a ecologia e a natureza, ou seja, as nossas impressões são extremamente conscientes porque utilizamos processos cada vez mais limpos.

E, mesmo assim, buscamos todos os dias novas tecnologias de produção que respeitem ainda mais o equilíbrio do meio ambiente.

Somos uma indústria que traz prosperidade para o País e benefícios para todos os brasileiros.

Temos imenso orgulho de saber que cada vez que imprimimos um impresso comercial, industrial ou promocional, estamos colaborando com o resultado das empresas brasileiras e consequentemente contribuindo, atravês de recolhimento de impostos, com o desenvolvimento do povo brasileiro.

Ponto de Retícula

Na medida do possível, deve-se evitar pontos de retícula com percentual acima de 50% aplicados próximos a elementos chapados.
© 2019 Gráfica Sorocaba - Todos os direitos reservados
desenvolvido-por.png